UFMS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
PLANO DE AULA 3 e 4
I – Identificação
Escola:
Disciplina: Física
Ano Letivo: 2011
Série: 3ª
Data: 20/11/2011
Carga Horária: 50 minutos
Curso: Ensino Médio
Professor: Antonio João
II – Conteúdo
Sala de Tecnologia
III - Objetivos do aluno
Estudar a física das radiações.
IV – Procedimentos
Orientação de acordo com roteiro para elaboração do blogger.
V - Introdução: (~5 minutos ):
Como recurso de aprendizagem, o blog ainda é novidade, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários. “È uma maneira diferente de divulgar projetos ou concluí-los, com a vantagem de permitir a interatividade”.
VI - Desenvolvimento (35 minutos)
O blog é definido como um diário digital na Internet, que por ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções, permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens, sons e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.
Sobre a estética (design ou layout), existem alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço e a hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates (modelos prontos para serem usados). Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.
A Internet é uma grande provocadora de novos conceitos e atitudes. Blogs e fotologs (Fotologs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez. Fotógrafos amadores andam pela cidade...) são a atual “febre” da rede, pois permitem ao usuário fazer diários, relatos on-line, expor pensamentos, emoções e ponto de vista, compartilhando tudo isso com outras pessoas em todos os cantos do mundo, numa interação de forma jamais vista.
O termo blog é um neologismo derivado da união das palavras inglesas WEB (rede) e LOG (diário de bordo, onde os navegadores registram o evento das viagens, principalmente aqueles ligados ao clima).
O blog, portanto, trata-se de uma abreviatura de WEBLOG, onde web representa a própria Internet, e LOG caracteriza os registros que são realizados pelo usuário do blog como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet.
Pretendo nessa aula usar um roteiro para a montagem desse blog, que em parceria com o professor da sala de tecnologia, pedirei ao mesmo para enviar o roteiro para a pasta do aluno para que o mesmo acompanhe.
peneação das radiações
VII - Conclusão (~5 minutos)
Nesta aula aprendemos:
1) Qual a origem do termo blog;
2) O que é um fotologs;
3) Como montar um blogger.
Blog é definido como um diário digital na Internet, que por ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções,
Fotologs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez.
Como montar um blogger seguindo o roteiro Introdução a Educação Digital.
VIII - Avaliação (~ 5 minutos)
O aluno deverá encaminhar o blogger montado para o endereço:
http://aprendendofisicacomexperimento.blogspot.com/
Sites sugeridos pelo professor de Física das Radiações para seu blogger:
http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/LinkAula/My-Files/interacao.htm http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/radiacoes/index.html
IX – RECURSOS
Sala de tecnologia e Data show.
X – BIBLIOGRAFIA
Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos...[ET.al.] –Brasília:
Ministério da Educação Secretaria de Educação à Distancia; 2008. 268p.
http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/LinkAula/My-Files/interacao.htm02.06.11 http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/radiacoes/index.html acessado dia 02.06.2011
ANEXO
DESENVOLVIMENTO DETALHADO DA 3° e 4°AULA
NA SALA DE TECNOLOGIA
1)Introdução (apresentação da aula 5 minutos)
Na aula de hoje nos iremos montar um blog que é definido como um diário digital na Internet, que por ser visto por qualquer pessoa, podem disponibilizar pensamentos, idéias e produções, permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens, sons e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.
Objetivo do aluno nessa aula é estudar a Física das Radiações.
Começar a aula perguntando: Vocês já visitaram algum blog? Já pensou em criar seu próprio blog?
Vamos fazer a primeira atividade
Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos... [ET.al.] –Brasília:
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distancia; 2008. 268p.
2) Agora vocês irão seguir um roteiro para montar seu próprio blogger:
3)Crie uma conta de email no Gmail para montar um blogger no endereço abaixo
https://accounts.google.com/NewAccount?service=mail&hl=pt-BR&continue=http%3A%2F%2Fmail.google.com%2Fmail%2Fe-11-109a5a55d7610df0e7957ac039c47579-ed2a46d7696ce586b7fe29a45c9ba0be71a9c732&type=2&hl=pt-BR&utm_campaign=pt_br&utm_source=pt_br-ha-latam-br-orkut&utm_medium=ha&utm_term=email
4) Nesta aula você montará seu próprio blog científico.
Vamos utilizar o serviço de blog disponível para usuários do Gmail, já que sua conta de email foi criada nesse provedor. Mas há outros provedores que oferecem esse serviço e que você pode pesquisar e utilizar, se desejar.
5) Crie seu blog, orientando-se pelos passos a seguir:
6) Entre no site do Gmail (http://www.gmail.com ) e faça o login (digite o nome de usuário e senha e depois clique em acessar)
7) Na tela principal do seu email, procure na parte superior uma lista de opções.
8) Clique em mais (você verifica todos os serviços que estão disponíveis para você no gmail). Observe que um deles é o Blogger.
9) Clique em Blogger para poder iniciar a configuração do seu blog. Na janela que se abrir (Blogger), siga o passo a passo para a criação de seu blog.
10) Utilize seu login e senha do Gmail para acessar e começar o processo de criação do blog.
11) No campo NOME DA TELA, crie uma assinatura que automaticamente aparecerá nos seus registros nesse Blog.
12) Crie nome e endereço para o seu blog (Tal como você fez na escolha de seu endereço eletrônico, verifique a disponibilidade. Na figura seguinte, um novo endereço foi digitado e, depois de verificada a disponibilidade, passou-se para a fase seguinte clicando na seta continuar. O Blogger oferece alguns modelos de páginas. Escolha um que considere mais adequado ao que deseja publicar (cores, disposição de seções, etc.) e continue na criação do blog.
13) Alguns provedores de serviço de blog permitem que se realizem alguns ajustes nas configurações de seu blog. Procure na barra de ferramenta superior do site se você pode escolher aspecto da FORMATAÇÃO, como:
- Quantos posts aparecerão na página principal;
- Em que ordem eles aparecerão (se o mais recente fica em cima ou em baixo);
- Acerte o blog para o fuso horário no local onde você vive;
- Defina a aparência das informações de data e hora que aparece no topo de cada posts;
- Não se esqueça de clicar em SALVAR MODIFICAÇÕES para gravar as opções que você selecionou.
14) PRONTO! Agora é só começar a postar seus textos e opiniões no seu blog. (Postar quer dizer enviar o texto que deseja publicar no blog.
15)Pretendo orientar os alunos a colocar as informações no blog.
Usando o data show, e pedindo aos mesmos para que acompanhe o que esta sendo explicado para postar um texto. Vídeo ou figura.
Conclusão
Hoje criamos um blog:
O Blog é definido como um diário digital na Internet, que por ser visto por qualquer pessoa, onde se podem disponibilizar pensamentos, idéias e produções,
Fotologs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez.
Como montar um blogger seguindo o roteiro Introdução a Educação Digital.
Avaliação
Atividade pratica 2
Inserindo textos no seu blog.
Física das Radiações
1) O que é radiação?
2) Quais os tipos de radiação eletromagnética?
3) Diferença de radiação ionizante e não ionizante?
4) O que é uma radiação ionizante? Dê exemplos de aplicação.
5) O que é uma radiação alfa, beta, neutros e gama? De exemplos de aplicação
6) Insira um vídeo de radiação ionizante e um que fale sobre as radiações alfa, beta e gama.
“A vitória sobre si mesmo é a maior das vitórias”.
Platão
Não fostes criados para viver como bestas,
e sim para seguir a virtude e a sabedoria
Dante Alighieri
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário