terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mini curso Radiação Ionizante aula 1

UFMS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA

PLANO DE AULA 1

I – Identificação


Escola:
Disciplina: Física
Ano Letivo : 2011
Série: 3ª

Data: 20/11/2011

Carga Horária: 50 minutos


Curso: Ensino Médio


Professor: Antonio João

II – Conteúdo

Radiação Ionizante e Não Ionizante


III - Objetivos do aluno

1 Explicar o que é a radiação e a sua origem;
2 Diferenciar a radiação ionizante da não ionizante;
3 Identificar as fontes de radiação;
4 Exemplificar a aplicação da radiação no cotidiano.


IV – Procedimentos

A noção de radiação ionizante será estudada por meio de uma situação comum do dia-dia, para que o aluno possa se familiarizar com o assunto, e que estabeleça relação com algo que já sabe, de acordo com a teoria de Ausubel.
Serão abordados os conceitos de ionização e elétrons.


V - Introdução: (~5 minutos ):

O objetivo deste minicurso é estudar a física das radiações, parte da física- que estuda a radiação e a origem dessas, diferenciar a radiação ionizante da não ionizante, identificar as fontes de radiação e exemplificar a aplicação dessa radiação no cotidiano. E no final desta aula os alunos deverão responder, por exemplo:


Por que os televisores, rádios e celulares não causam problemas de saúde?

1) Qual a diferença da radiação ionizante e não ionizante?

t
VI - Desenvolvimento (35 minutos)
Símbolo da radiação trifólio.



Espectro eletromagnético

É a distribuição da intensidade da radiação eletromagnética com relação ao seu comprimento de onda ou freqüência.

Radiação é toda forma de condução/propagação de energia por meio de partículas ou ondas. Todo corpo emite radiação conforme a sua temperatura e todos os dias recebemos vários tipos de radiação.

A radiação eletromagnética é uma forma de energia que se propaga como combinação de um campo elétricos e magnéticos, variáveis no tempo e no espaço, que viajam no vácuo ou no ar a mesma velocidade da luz.


Qual é a origem destas Radiações?

De fontes de radiação naturais;
E artificiais.

Fontes de radiação Naturais Nós vivemos em um mundo radioativo. O tempo todo estamos inevitavelmente sujeitos a emissões radioativas, provenientes tanto de fontes naturais, quanto artificiais. Os seres humanos estão expostos à radiação desde o seu surgimento na terra. As fontes de radiação incluem: O solo em que nós andamos, o ar que respiramos a comida com a qual nós alimentamos e o sistema solar como um todo. Ou seja, 70% da exposição a que estamos submetidos são de fontes naturais, sendo o restante devido às fontes artificiais.

Elas dividem em duas sônicas: exemplos vibrações e ultra-som e eletromagnéticas exemplos
Rádio, TV, microondas, infra-vermelho (calor), luz visível (vermelho ao violeta),ultra-violeta, raios X e raios gama. Neste mini curso será considerado somente as radiações eletromagnéticas que podem ser subdivididas em ionizantes e não ionizantes.

O que é a radiação Ionizante?

É a radiação que além da capacidade de ionização, isto é, de arrancar elétrons do material durante sua passagem pelo mesmo, as radiações ionizantes são bastante penetrantes quando comparadas aos demais tipos.

Ionização é um processo químico ou físico mediante ao qual se produzem íons, (átomos ou moléculas eletricamente carregadas). Ou seja, ionizar é formar íons.

O que é a radiação não Ionizante?

Como o nome diz, são aquelas que não produzem ionização, ou seja, não possui energia necessária para arrancar elétrons de átomos ou moléculas com os quais interagem.

Diferença entre radiação ionizante e não ionizante

A radiação pode ser caracterizada como ionizante e não-ionizante, sendo a principal diferença entre elas a energia e, portanto a freqüência ou, o comprimento de onda.

Aplicação da radiação no cotidiano.

Esterilização de alimentos;
Diagnóstico médico (Tomografia e radioterapia.).





VII – Conclusão (5 minutos)

Com o estudo das radiações ionizantes e não ionizantes se torna possível explicar uma série de fenômenos que são prejudiciais a saúde como, por exemplo, tomar sol fora do horário estabelecido.

VIII – Avaliação (~ 5 minutos)

O aluno deverá responder a pergunta:

1) Por que a Televisão, rádios e celulares não causam problemas a saúde?

2) Por que a radiação solar dependendo do horário é prejudicial à saúde?

X – BIBLIOGRAFIA

FEYNMAN, RICHARD P. “Lições de Física de Feynman” edição definitiva. V.3 Porto Alegre: Bookman, 2008..

HALLIDAY, D., RESNICK R., “Fundamentos de Física” - Volume 4. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2001.

R. Eisberg, R. Resnick, Física Quântica, Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1979.

http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/LinkAula/My-Files/interacao.htm02.06.11 http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/radiacoes/index.html acessado dia 02.06.2011
http://www.projetos.unijui.edu.br/gipec/sit-estudo/se%20ser%20humano/sentido%20do%20tato.html
http://www.news-medical.net/health/Radiation-Hazards-(Portuguese).aspx02.06.11

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